Aldeias Históricas de Portugal

Aldeias

Fundão

Início: 02/03/2022 às 09:00

Fim: 17/04/2022 às 23:59

Morada: Praça do Município

Website: https://www.visitfundao.pt/

"A Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma do Fundão, vem revelar em toda a plenitude, a religiosidade das suas gentes, pura e inabalável. Combinando o espírito de recolhimento com actos cerimoniais e celebrativos, os quarentas dias que antecedem a Páscoa, materializam no Fundão todo o sentido dramático da Paixão de Cristo.

A programação cultural em torno desta temática, contempla concertos por grupos nacionais e estrangeiros, teatro, exposições, e palestras de reflexão sobre este momento ímpar do calendário litúrgico, gerando experiências místicas, vividas tanto por quem cria como por quem contempla.

De salientar os "" Cânticos da Quaresma"", ""Encomendação das Almas"", Martírios, um ciclo de cantos piedosos e de meditação que tem atravessado o tempo. São raros os lugares em que estes cânticos continuam a quebrar o silêncio da noite. Uns protagonizados por homens, outros por vozes femininas, os cantos avivam a memória da Paixão de Jesus, convidando à meditação e à oração de todos.

Na Semana Santa, as aldeias do concelho do Fundão tornam-se palco de solenes rituais de oração e penitência. As ermidas - encenações da vida e morte de Cristo nas igrejas do Fundão - convivem com a Procissão dos Penitentes em Lavacolhos, reminiscente de velhos cultos pagãos, dando lugar à derradeira noite de Sexta-feira Santa, com a Procissão do Enterro do Senhor, datado do séc. XVII, conduzida ao ritmo do choro de quatro mulheres, as Verónicas.

A Quadragésima desperta em cada um, interdependente da sua crença religiosa, um percurso interior de reflexão e intimismo."

Nas proximidades...