Aldeias Históricas de Portugal

98.035 km

Linhares da Beira

9:00

Lieux de passage: Figueiró da Serra, Freixo da Serra, Folgosinho, Gouveia, Curral do Negro, Moimenta da Serra, Paços da Serra, Santa Marinha, Vodra, Seia, São Romão, Valezim, Sazes da Beira, Sandomil, Penalva de Alva, Aldeia das Dez, Goulinho, Vale de Maceira

O percurso inicia-se junto ao Castelo de Linhares da Beira, descendo pelo lado do cemitério. Após a descida íngreme, em piso empedrado, apanhamos a estrada e viramos à direita, seguindo esta via por curvas e contracurvas durante cerca de 4km, virando depois à esquerda em direção a FIgueiró da Serra. Aqui o percurso segue em subida suave, até passar Freixo da Serra, onde começamos a sentir as verdadeiras subidas da Serra da Estrela, a caminho de Folgosinho, com a chegada à aldeia serrana a apresentar-nos a seu castelo altivo e uma estrada de bom piso com declives bastante acentuados. Cruzamos a pitoresca aldeia e seguimos serra acima, para pouco depois virar à direita e apanhar a ligação a Gouveia, por uma estrada de excelente piso, curva e contracurva, num traçado de subidas e descidas suaves, até às proximidades do parque da campismo do Curral do Negro, onde a descida fica mais acentuada, o piso piora e descemos para Gouveia. Cruzamos Gouveia pelas ruas de empedrado, em direção a Moimenta da Serra, seguindo sempre a M522. Moimenta da Serra, Paços da Serra, Santa Marinha, Vodra, e finalmente chegamos a Seia, onde entramos em subida. De Seia a direção é São Romão, seguindo a N231, passando alguns quilómetros depois por Valezim e a seguir, viragem à direita para Sazes da Beira, entrando na M515, rumo a Sandomil, passando antes disso por Sazes Velho e Corgas. Em Sandomil, cruzamos o rio Alva e seguimos pelo seu bonito vale em direção a Penalva de Alva, pela M514. Esta ligação é quase sempre em terreno fácil, com declives suaves e sempre ao lado do rio Alva, com algumas passagens bastante pitorescas. Penalva de Alva, Caldas de São Paulo, Santo António do Alda, São Sebastião da Freira, para pouco depois cruzarmos o rio Alva em direção a Ponte das Três Entradas. Aqui, cruzamos a caraterística ponte que dá nome à localidade, seguindo o seu braço esquerdo, e iniciando a longa subida do monte da Nossa Sra. das Necessidades. Esta via levar-nos-á por ALdeia das Dez, Goulinho e Vale de Maceira, até chegarmos perto dos 1000m de altitude e descermos para Piódão, onde o percurso termina, já com quase 100km decorridos.