Aldeias Históricas de Portugal

Castelo Novo

57.027 km

5:00

Lugares de passagem: Alpedrinha, Fundão, Alcongosta, Souto da Casa, Vale Palaio, Vale d´Urso, Paradanta, S. Vicente da Beira, Casal da Serra, Louriçal do Campo, S. Fiel, Soalheira, Atalaia do Campo,

Saímos da Aldeia Histórica em descida acentuada, cruzando a ribeira junto ao parque fluvial e seguindo ao encontro da N18, onde viramos à esquerda. Poucos quilómetros acima, por subida suave, encontra-se Alpedrinha, local que vale a pena visitar. Seguimos Gardunha acima em direção ao Fundão, com uma subida de declives pouco acentuados com cerca de 4km. No alto da serra, uma curva a 180 graus vira-nos para a face norte da Gardunha e avistamos a Serra da Estrela do lado de lá da Cova da Beira. A descida segue em direção ao Fundão, sendo interrompida cerca de 3km depois, onde viramos à esquerda para as encostas de cerejais da Gardunha em direção a Alcongosta. Passada Alcongosta pelas suas ruas íngremes e empedradas, continuamos em sobe-e-desce pelo meio de cerejais, até descer para o Souto da Casa. As vistas para a Estrela devem ser aproveitadas porque são nobres. Ao apanhar a N238 viramos à esquerda, seguindo-a durante 2,5km, até à rotunda de Vale Palaio, onde mudamos de direção para sul e voltamos a subir a Gardunha, por declives suaves, passando por Vale d'Urso e Paradanta. A descida para São Vicente da Beira é igualmente suave, mas em bom piso. Na Vila Beirã vira-se à esquerda para a subida mais exigente do percurso, para o casal da Serra. São pouco mais de 2km, onde se vencem 200m de desnível, com zonas de inclinações acentuadas, acima dos 15%. No alto temos uma descida curta para o Casal da Serra, no coração da Gardunha, continuando a descer para Torre e Louriçal do Campo. Segue-se São Fiel e uma viragem à esquerda para a Soalheira, que cruzamos ao encontro da N18 que nos levará até pouco depois do cruzamento da Atalaia do Campo a virar à esquerda e subir para Castelo Novo pela encosta do Escaldado, por uma estrada rural, estreita, de grande beleza. A chegada à Aldeia Histórica em empedrado, faz-se pelo percurso da GR22, e termina no largo da Bica.