
Mobilidade Urbana Sustentável
Aldeias Históricas de Portugal
A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e a Renault Portugal, em parceria com o Município do Fundão, apresentaram, na Aldeia Histórica de Castelo Novo, um pioneiro serviço gratuito de mobilidade sustentável, que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão. Um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade e que poderá ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.
Este novo serviço é o resultado de um protocolo de colaboração assinado entre as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e a Renault Portugal, com o objetivo de tornar a Aldeia Histórica de Castelo Novo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO2 e de ruído! – mas, também, de garantir que as viagens entre as 12 Aldeias Históricas de Portugal são mais amigas do ambiente. A concretização deste protocolo é a solução para os turistas e todos aqueles que não dispõem de viatura própria, ou para quem procura uma forma mais económica e sustentável de viajar, incluindo os residentes e profissionais do território.
Todos os utilizadores, sem exceção, vão ter assim a oportunidade de confirmar que os automóveis elétricos da Renault, por garantirem zero emissões em utilização, pelo prazer e conforto de condução que proporcionam e pelos imbatíveis custos de utilização, são uma excelente solução (também) para os territórios de baixa densidade e não apenas para os grandes centros urbanos. E, neste caso, sem qualquer custo para os utilizadores, uma vez que a frota elétrica da Renault vai ser disponibilizada – importa sublinhar – gratuitamente a todos os interessados!
Por outro lado, sublinhe-se que, em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.
Este projeto será objeto de monitorização, permitindo aos diferentes utilizadores o acesso a uma mobilidade sustentável, inclusivamente como transbordo para os que recorrerem à ferrovia como forma de deslocação. Aliás, potenciar o transporte multimodal é outro dos compromissos das Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico na área da sustentabilidade.
As Viaturas Elétricas Renault
![]() |
TWINGO E-TECHCom a sua bateria de 22kWh, o TWINGO Electric permite-lhe beneficiar de uma autonomia de até 270km* em ciclo urbano WLTP* e 190km* em ciclo completo WLTP*. Enfrentar a semana com tranquilidade! Ative o modo ECO e beneficie de uma autonomia de cerca de 225km* graças a uma limitação das acelerações e da velocidade máxima nas vias rápidas.
|
|
ZOEOs limites foram feitos para serem ultrapassados. Assim, o ZOE expande a sua autonomia até 395 km WLTP*. Circule serenamente, toda a semana, com um único carregamento. Faça a gestão do consumo e recuperação de energia quando desacelera, graças ao medidor disponível no ecrã do quadro de instrumentos de 10”. |
|
KANGOO Z.E.Para ir mais longe, o Kangoo Z.E. oferece a nova bateria Z.E. 33 (33 kWh), associado a um novo motor de 44 kW, permitindo beneficiar de maior autonomia de 270 km NEDC*, ou seja entre 120 a 200 km de acordo com as condições climáticas. O Kangoo Z.E inclui um novo carregador de 7kW. Este irá permitir carregamentos mais rápidos, ou seja o Kangoo Z.E poderá recuperar 35 km em uma hora mas também carregar completamente em 6 horas. |
![]() |
TWIZYO Twizy E-Tech elétrico reinventa a mobilidade elétrica. Beneficie de uma condução fluida e zero emissões, sem ruído do motor ou mudanças de velocidade.
|
Monitorização do Projeto
