Aldeias Históricas de Portugal

Monsanto

40.005 km

3:00

Lugares de passagem: Relva, Eugénia, Salvador, Vale Feitoso, Aranhas, Aldeia João Pires, Aldeia do Bispo, Águas, Bemposta, Medelim

Os percursos da Aldeia Histórica de Monsanto têm partida no largo principal da localidade de Relva, de forma a viabilizar os percursos mais curto, não obrigados a subir à aldeia. Este percurso sai em direção a Eugénia, onde se vira à esquerda para cruzar a N239 um pouco à frente, em direção a Salvador. O acesso à aldeia faz-se em subida que, depois de a cruzar, termina virando para o lado este da serra do Ramilo, com vistas soberbas para o Vale Feitoso. Desce-se até Aranhas pela M566, virando à esquerda pouco depois rumo a Aldeia de João Pires, que cruzamos também, seguindo pela direita para Aldeia do Bispo. Aqui seguimos à esquerda para Águas, e dentro desta, à direita para Bemposta, por uma estrada rural recentemente asfaltada. Em Bemposta a direção é pela esquerda, para Medelim, que cruzamos e, na rotunda, viramos à esquerda em direção a Monsanto, pela N239. Mais à frente, com a Aldeia Histórica no horizonte, temos o acesso à direita a viragem para subir até à Relva e terminar o percurso.