
Receitas Que Contam Histórias
Historical Villages of Portugal
“Receitas que Contam Histórias–Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal”, é mais um ambicioso projeto da Associação das Aldeias Históricas de Portugal. Começou com a recolha de testemunhos junto da população residente, com o objetivo de identificar as receitas que são a essência do território. Uma extraordinária inventariação de conhecimentos ancestrais, saberes tradicionais e técnicas artesanais que agora vai ser perpetuada, mas também promovida junto do sector da restauração e hotelaria local (com harmonização de vinhos da região), de modo a reforçar as Aldeias Históricas de Portugal como um destino turístico verdadeiramente singular e excecional.
As Aldeias Históricas de Portugal são muito mais do que o seu extraordinário património edificado. Um território com uma riqueza ímpar também pelos recursos naturais, pelas culturas endógenas e pelas gentes que nele habitam. Uma população enraizada de séculos de saberes tradicionais e de técnicas ancestrais, autênticos artesãos de produtos que são, também, uma parte muito significativa da História do nosso país. Um imenso legado que a Associação das Aldeias Históricas de Portugal agora eterniza com o projeto “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal”.
Uma intensa investigação no domínio da arqueologia alimentar que teve início em junho deste ano. Durante três meses, muitos dos residentes das 12 Aldeias Históricas (na sua maioria anciãos) foram entrevistados, com vista à recolha detalhada dos saberes, receitas, métodos de confeção, especificidades, tradições e produtos endógenos existentes ou que até se tenham “perdido” no tempo. Ou seja, a informação necessária para a inventariação do cardápio gastronómico do território, assim como dos métodos de confeção dos respetivos pratos.
Um importante recurso que importa ser ainda mais valorizado. Pela importância cultural, pelo papel que pode desempenhar em potenciar e melhorar (ainda mais) a oferta turística das Aldeias Históricas de Portugal, pela capacidade de criação de valor e de emprego, bem como a preservação ou até mesmo a recuperação das culturas e produtos endógenos. Uma aposta que até vai encontro à “Estratégia Farm to Fork”, que está no cerne do Pacto Ecológico Europeu, e que tem como objetivo tornar os sistemas alimentares justos, saudáveis e ecológicos.
Identificadas as receitas na sequência das entrevistas realizadas à população das 12 Aldeias Históricas de Portugal (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso), desenvolveu-se, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com harmonização de vinhos da região, através de uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, sessões formativas para os agentes do sector da hotelaria e restauração do território das Aldeias Históricas de Portugal. Deste processo, saíram 13 restaurantes capacitados para produzirem os menus Receitas que Contam Histórias com a Chancela Aldeias Históricas de Portugal:
- .Casa do Castelo
- .Belmonte Sinai Hotel
- .Casa da Esquila
- .Casa da Cisterna
- .Taverna da Matilde
- .Colmeal Countryside Hotel
- .Pedra Nova
- .O Pecado
- .Cova da Loba
- .Dom Gabriel
- .D'Aqui e d'Acolá
- .Pé de Cabra
- .Monsanto GeoHotel Escola
Um projeto de todos e para todos |
A Portugalidade à mesa!
A magnitude da nossa História e Estórias são reveladas à mesa.
São os rostos das gentes das Aldeias Históricas de Portugal o veículo desta sabedoria.
São gerações imortalizadas nesta publicação.
São fonte de inspiração e de desenvolvimento socioeconómico
São Aldeias Históricas de Portugal!