Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Aldeias Históricas de Portugal e Renault assinam protocolo para converter a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo na primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Associação Aldeias Históricas de Portugal e a Renault Portugal assinaram um protocolo de colaboração com vista a tornar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO² e de ruído! Uma frota de modelos elétricos Renault (Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E.) será disponibilizada aos residentes e profissionais que exercem atividade no território, bem como aos visitantes da aldeia. Um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma referência no domínio da sustentabilidade.

Não se trata de uma utopia ou de projetar um futuro a longo prazo. No último trimestre deste ano, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo dá um passo importante para se tornar a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável, na sequência de um protocolo assinado entre a Renault Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal. Um ambicioso projeto realizado em colaboração com o município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Uma frota de viaturas Renault elétricas será disponibilizada aos residentes e profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, mas também aos muitos visitantes que visitam o território e que, assim, terão a oportunidade de confirmar que os automóveis elétricos, por serem zero emissões em utilização, pelo prazer e conforto de condução que proporcionam e pelos imbatíveis custos de utilização, são uma excelente solução (também) para os territórios de baixa densidade e não apenas para os grandes centros urbanos. E isto sem qualquer custo para os utilizadores!

Quatro modelos distintos que, pelas suas caraterísticas, irão satisfazer diferentes necessidades: o Renault Twizy que, pela imagem e conceito, promete ser a preferência dos jovens com mais de 16 anos, mas também dos adultos que procuram uma experiência de mobilidade mais irreverente ou ainda de quem sofre de mobilidade reduzida; o Renault Twingo Electric que certamente impressionará pela agilidade e prazer de condução; o Renault ZOE que surpreenderá pelos desempenhos nas fantásticas e desafiantes estradas da Beira Alta; e o Renault Kangoo Z.E. que, na versão comercial, deixará rendidos os profissionais dos mais diversos setores de atividade da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, inclusivamente dos muitos que se dedicam à agricultura e à pecuária.

 

Um projeto que vai de encontro à estratégia que a Associação Aldeias Históricas de Portugal tem desenvolvido na promoção da competitividade assente no princípio da sustentabilidade. Um racional que continuará a vigorar na Estratégia Portugal 2030, com o objetivo de reforçar as Aldeias Históricas de Portugal como líder em inovação nos territórios de baixa densidade, num inequívoco comprometimento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É no eixo estratégico “Mobilidade urbana inclusiva e sustentável” que se insere a parceria com a Renault Portugal. Um projeto que será objeto de monitorização e que irá permitir aos diferentes utilizadores o acesso a uma mobilidade sustentável, inclusivamente como transbordo para os visitantes que recorrerem à ferrovia como forma de deslocação. Aliás, potenciar o transporte multimodal é outro dos compromissos da Associação Aldeias Históricas de Portugal na área da sustentabilidade.

Sublinhe-se que, ainda este ano, as Aldeias Históricas de Portugal voltaram a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. Uma distinção da GSTC – Global Sustainable Tourism Council, a entidade que, à escala global, estabelece os pressupostos de um turismo sustentável, de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável. As Aldeias Históricas de Portugal são o único destino em rede – no mundo! – com esta classificação!

Com cerca de uma centena de habitantes e uma considerável atividade económica, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda) está localizada no topo de uma colina com uma deslumbrante vista para o vale do Côa. Rodeada por uma antiga muralha, é um autêntico museu a céu aberto, com destaque para as imponentes ruínas do castelo e do palácio de Cristóvão de Moura, mas também para o ambiente medieval, feito de várias edificações de arquitetura manuelina e árabe.

 

Other News