Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Castelo Novo

Start: 19/06/2021

Finish: 19/06/2021

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Castelo Novo

10:00 - 12:00 – Visita Guiada Águas do Alardo

                          Local: Fábrica das Águas do Alardo

Visita guiada à fábrica das Águas do Alardo que permitirá desvendar as características desta água que nasce no coração da Serra da Gardunha.

                         Nº de Visitas: 5

                        Número de participantes: 6

 

  Todo o diaMercado da Belisandra

                        Local: Largo Juiz de Fora

Espaço que integra a Associação Sócio Cultural de Castelo Novo, a Galeria Manuela Justino, o Atelier Histórias Criativas e o mercado de produtos do Fundão com a projeção na rua do filme UMA ALDEIA

 

Todo o diaPercurso Histórico de Castelo Novo (Audio Walk)

                       Local: Posto de Turismo

Percurso orientado em autonomia pelo património edificado da Aldeia Histórica de Castelo Novo

Áudio Walk através da app IZI Travel

 

Todo o diaPercurso Uma Aldeia (Audio Walk)

                       Local: Posto de Turismo

Percurso sonoro, orientando em autonomia, na aldeia de Castelo Novo, que convida os espectadores-ouvintes a construir e a recriar o espaço da aldeia de Castelo Novo e a mapear o espaço e o tempo histórico, interagindo com o quotidiano visível e invisível dos habitantes da aldeia, desenhando caminhos e geometrias sobre o território e a memória de Castelo Novo.

Áudio Walk através da app IZI Travel

Direcção artística: Manuel Ferreira, Tiago Porteiro

Direção técnica: Ruben Páscoa

 

 Todo o dia Desvio (instalação sonora pela Aldeia)

                        Local: Posto de Turismo

Desvio é uma intervenção sobre o som das terras de Castelo Novo, onde se procura descobrir a história e as estórias das suas gentes. A água revela-se aqui o fio condutor de toda esta narrativa, moldando a sua paisagem e regulando o pulsar dos seus habitantes. Esta intervenção consiste num conjunto de ações em forma de instalações sonoras e audiovisuais que procura retratar, através do som, toda a vida que irradia em Castelo Novo.

Em Desvio, os visitantes podem percorrer um caminho traçado entre a fonte da Bica e o Largo do Pelourinho onde o som provém de onde menos esperamos – do chão, do cimo da torre do Castelo ou de dentro de uma fonte. No final deste percurso, entramos na sala da antiga câmara municipal e mergulhamos numa instalação onde a água se transforma num elemento plástico e sonoro, amplificado e reconvertido numa nova narrativa poética. Ainda nesta lógica de transformação, estará em exibição constante um vídeo na sala audiovisual do Castelo, onde a pedra e a água se fundem num retrato melancólico e apaixonado da Aldeia de Castelo Novo

Direção artística: Associação Sonoscopia

 

15:00 – Oficina Ouvir A Água 

                       Local: Posto de Turismo

Grande parte da nossa escuta é feita pelos sons que são transmitidos pelo ar, e fortemente condicionados pela envolvente visual que os rodeia. E se ouvíssemos debaixo de água? Ou pela transmissão mecânica que é feita pelos materiais sólidos, ou até mesmo de olhos vendados? Nesta oficina viramos o nosso foco para os diferentes modos de ouvir, acompanhando os participantes num percurso de descoberta do som de Castelo Novo, e dando-lhes vários utensílios que permitem ouvir de formas insólitas e fascinantes.

Duração: 1 hora

Número de participantes: 15

Direção artística: Associação Sonoscopia

 

15:00 - 20:00DeGelo - DIAMANTE BRUTO (Instalação Sonora/ Plástica & Deambulações Coreográficas) - Streaming

                           Local: Bosque da Quinta do Alardo

Com "DeGELO - Diamante Bruto”, João Bento pretende dar voz a uma causa fundamental, a preservação do planeta através da consciencialização para a importância da água. A peça, viva e fluida, quer transmitir sensações e emoções associadas ao fenómeno natural de descongelamento, traduzindo-se numa experiência multissensorial em que a visão, a audição e até o tacto são os sentidos mais presentes, sem no entanto, esquecer os restantes.

É como se, de repente, fossemos emergidos na Natureza e estivéssemos nós mesmos a descongelar, a derreter, guiados pelo som. Tornamo-nos parte da própria Natureza, imersos, presentes, vivos. Curioso será ainda perceber que há todo um lado tecnológico presente, mesmo que mascarado. Um hidrofone, microfone específico para o meio, está dentro da água gelada, amplificando o som único e intenso do fenómeno do degelo. Em última análise, este som cristalino, gota a gota, espelha a relação que temos com a água, no interior de Portugal, seco. Desta vez, em Castelo Novo, o DeGELO apresenta-se no epicentro do elemento. Instalado no bosque onde a água do Alardo nasce e ganha vida, numa dança entre a purificação e a mineralização."DeGELO - Diamante Bruto” para ser vista, ouvida e sentida, como celebração do Solstício de Verão. Uma ode à vida mais natural.

Direção artística: João Bento

Deambulações coreográficas: Elena Castilla

 

21:00 – À MESA! (Performance Gastronómica) - Streaming

À mesa servem-se sabores, saberes e modos de ser e fazer próprios de famílias da Aldeia de Castelo Novo. Abrem-se as casas para a rua e mostram À MESA, biografias, memórias e ficções culinárias. Dos louceiros saem objectos que contam histórias. Revelam-se e recriam-se receitas quase secretas e celebram-se À MESA íntimos rituais de encontro. Nestes jantares performativos, cada família prepara À MESA inusitados momentos de partilha, que desvendam formas pessoais e singulares de receber e dar a conhecer o património da Aldeia.

 

Número de participantes: 40

Direção artística: Tiago Porteiro e Manuela Ferreira

Participação Especial: 

  • Família Esteves & Madrinha
  • Família Duarte
  • Família Marçalo & Alves
  • Família Raimundo
  • Família Bragança
  • Família Aranda e Cunha & Gonçalves

Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Castelo Novo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Novo, através do número 275 561 501 ou do email castelonovo@fundaoturismo.pt.

Ou em alternativa o contacto: 275 913 395 e o email: inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com .

 

 

Nearby...