Aldeias Históricas de Portugal

56.049 km

Castelo de Belmonte

5:00

Lugares de passagem: Quinta do Brejo, Valhelhas, Vale de Amoreira, Verdelhos, Sarzedo, Gibaltar, Covilhã, Caria,

Saindo do castelo da Aldeia Histórica de Belmonte já pensamos no Parque Natural da Serra da Estrela, para onde este percurso se estende. Depois de sair em direção a norte, viramos à esquerda à entrada da N18, para seguir um pouco por esta via e a abandonar após cruzarmos o rio Zêzere. As serras começam a afirmar-se no horizonte e o piso é agradável, com o rio sempre em proximidade logo a partir da Quinta do Brejo, depois vem Valhelhas seguindo-se Vale de Amoreira, já com mais de 14 km feitos. Após a aldeia viramos à esquerda, já em pleno parque natural, em direção a Verdelhos. Sobe-se um par de quilómetros para de novo descer, até Verdelhos. Após esta aldeia temos uma subida de cerca de 6 km, com declives médios. Afinal estamos na serra da estrela, mas numa versão bastante acessível. Na rotunda no alto de Sarzedo viramos à direita, seguindo-se uma longa descida até Gibaltar, perto dos subúrbios da cidade da Covilhã. Aqui seguimos pela esquerda pela N18-3 até ao alto da Sra. do Carmo, cruzando a N18 e continuando na mesma via até Caria. Antes de Caria passamos a ponte para logo virar à esquerda e seguir em direção a Carvalhal, com a Aldeia Histórica de Belmonte já no horizonte, entrando na aldeia por sul e terminando no largo do castelo.