Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Telephone: 275 913 395

E-mail: catarina.marques@aldeiashistoricasdeportugal.com

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

As ações de sensibilização “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”, promovidas pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal, previstas para o início deste ano, e adiadas devido à pandemia por COVID-19, regressam este mês de junho, ajustadas ao cenário atual. As sessões estão marcadas para os dias 17, 25 e 30 de junho e serão realizadas em ambiente digital.

 

Ao abrigo da Linha de Apoio ao Turismo Acessível, do VALORIZAR – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, promovido pelo Turismo de Portugal, as Aldeias Históricas de Portugal formalizaram, em novembro de 2018, o projeto “Aldeias Históricas de Portugal All For All”. Com um investimento de 1,06 milhões de euros, o programa visa a melhoria da acessibilidade geral das aldeias, tornando-as mais inclusivas.

É no seguimento deste projeto que as Aldeias Históricas de Portugal vão promover, nos próximos dias 17, 25 e 30 de junho, junto dos principais intervenientes, públicos e privados, nas áreas da restauração, alojamento, comércio, animação turística, gabinetes locais de engenharia e arquitetura e empreiteiros, ações de sensibilização sobre a legislação, políticas e ações estratégicas e ter em conta para o desenvolvimento de territórios mais acessíveis e inclusivos, em parceria com a empresa especialista Mobilidade PT.

Previstas para o início do ano, e adiadas devido à pandemia por COVID-19, as sessões irão decorrer em ambiente digital, através de uma plataforma digital a designar. Tendo em conta o contexto atual, os seus conteúdos foram ajustados, pretendendo-se assim que os destinatários desenvolvam competências técnicas e comportamentais ao nível da "Acessibilidade e Mobilidade para Todos" e da atual problemática do COVID-19. O objetivo é reforçar o posicionamento das Aldeias Históricas de Portugal como um território turístico seguro, inclusivo e acessível a todos. Assim, as ações de sensibilização assumem o formato de "Conferências sobre Acessibilidade no pós-COVID-19", contando com um convidado de renome na matéria específica, para além do formador e estarão divididas da seguinte forma:

 

Ação I - Acessibilidades DL 163 e o POS-COVID-19

17.06.2020 (11:00 - 12:30) - Paula Teles | José Duarte

-Acessibilidade: espaço público, edificado, transportes

-Segurança e Higiene Sanitária: distanciamento e distribuição dos espaços

-Turismo Sustentável e para Todos

[Debate]

Ação II - A importância da Comunicação Acessível no POS-COVID-19

25.06.2020 (14:30 - 16:00) - Adelino Ribeiro| Ana Bela Baltazar

- Comunicação Acessível

- Importância da Infoacessibilidade

- Comunicação Assertiva: Destino AHP, destino seguro

[Debate]

Ação III - A importância do Planeamento no Renascimento do Turismo e a Agenda 2030

30.06.2020 – (14:30 - 16:00) - Pedro Silva | Paula Teles

-Que território? Que qualidade? Que turismo?

-Importância do planeamento e Agenda 2030 para o Renascimento Turístico

-Estudo de caso: Rede AHP - acessibilidade/COVID19 em territórios de baixa densidade

-Portugal - medidas e ações imediatas

[Debate]

As inscrições são formalizadas para o e-mail: catarina.marques@aldeiashistoricasdeportugal.com. Após a receção da inscrição será remetido link da plataforma para participarem na ação agendada, devendo os interessados no ato da inscrição mencionar a(s) ação (ações) em que pretendem participar. As 3 ações são complementares entre si.

Para mais esclarecimentos: Telefone: 275 913 395

Other News