Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Duarte d’Armas e os seus “debuxos” Castelo Mendo

Castelo Mendo

Castelo Mendo

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Européen et Anglais Américain. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans la langue par défaut du site. Vous pouvez cliquer l’un des liens pour changer la langue du site en une autre langue disponible.

São dois os núcleos amuralhados: o burgo velho, de fundação mais antiga, cingido por uma muralha do século XII; e o burgo novo, ou Arrabalde de S. Pedro, protegido por uma muralha construída no reinado de D. Dinis. O Burgo Velho conserva o castelo românico, com a porta que o separava do casario civil, e as ruínas da Torre de Menagem que, nos desenhos de Duarte de Armas, ainda era representada com telhado e merlões e a cisterna. A fundação deste castelo recua aos finais do século XII em momento anterior ao primeiro foral (1229). Aliás, Castro Menendi é a designação que consta no selo que autentica o documento mais antigo (1202) referente a Castelo Mendo, prova do seu muito antigo poder concelhio.

 

Pouco se sabe da vida do desenhador Duarte d’Armas a quem fora encomendado pelo Rei D. Manuel I o levantamento das 51 fortalezas existentes nas extremas entre os reinos de Portugal e da futura Espanha, desde Castro Marim a Caminha. O códice “Livro das Fortalezas” é uma obra ímpar no seu género retratando duas vistas de cada fortaleza, resultando em extensos