Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Email: 1pontonoconto@gmail.com

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Européen. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.

O projecto "Um Ponto No Conto" nasce da vontade de conjugar a preservação da literatura oral tradicional com a promoção e dinamização cultural da Beira Interior.

Um dos pontos fulcrais do projecto é a produção de conteúdo audiovisual, a partir da organização de ateliers criativos em storytelling e produção de vídeo. Nos ateliers, um grupo reflecte sobre uma lenda, conto ou romance tradicional da sua povoação, e define o modo como gostaria de contar a estória escolhida. Esse grupo é, então, capacitado no sentido de poder colaborar no processo de criação do material fílmico. A abordagem de Um Ponto No Conto afasta-se nessa medida do trabalho etnográfico tradicional, pois busca a participação activa da comunidade local no processo de recolha.

O projecto, no futuro, integrará ainda uma estratégia de comunicação própria, baseada na criação de uma app. Nesta fase, porém, o foco de Um Ponto No Conto é a experimentação no terreno do método de trabalho desenvolvido.O projecto-piloto vai ser implementado no território, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, associando-se ao contexto patrimonial, material e imaterial, que alicerça o Ciclo de Eventos 12 Em Rede - Aldeias em Festa.

Um Ponto No Conto é um projecto financiado pelo StartUp Voucher, um programa de apoio a projectos inovadores em fase de ideia, do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.

Autres nouvelles