Aldeias Históricas de Portugal

Pueblos

Email: 1pontonoconto@gmail.com

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O projecto "Um Ponto No Conto" nasce da vontade de conjugar a preservação da literatura oral tradicional com a promoção e dinamização cultural da Beira Interior.

Um dos pontos fulcrais do projecto é a produção de conteúdo audiovisual, a partir da organização de ateliers criativos em storytelling e produção de vídeo. Nos ateliers, um grupo reflecte sobre uma lenda, conto ou romance tradicional da sua povoação, e define o modo como gostaria de contar a estória escolhida. Esse grupo é, então, capacitado no sentido de poder colaborar no processo de criação do material fílmico. A abordagem de Um Ponto No Conto afasta-se nessa medida do trabalho etnográfico tradicional, pois busca a participação activa da comunidade local no processo de recolha.

O projecto, no futuro, integrará ainda uma estratégia de comunicação própria, baseada na criação de uma app. Nesta fase, porém, o foco de Um Ponto No Conto é a experimentação no terreno do método de trabalho desenvolvido.O projecto-piloto vai ser implementado no território, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, associando-se ao contexto patrimonial, material e imaterial, que alicerça o Ciclo de Eventos 12 Em Rede - Aldeias em Festa.

Um Ponto No Conto é um projecto financiado pelo StartUp Voucher, um programa de apoio a projectos inovadores em fase de ideia, do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.

Otras Nticias