Aldeias Históricas de Portugal

Dörfer

Duarte d’Armas e os seus “debuxos” Castelo Mendo

Castelo Mendo

Castelo Mendo

Leider ist der Eintrag nur auf Europäisches Portugiesisch und Amerikanisches Englisch verfügbar. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the default language of this site. Sie können einen Link anklicken, um zu einer anderen verfügbaren Sprache zu wechseln.

São dois os núcleos amuralhados: o burgo velho, de fundação mais antiga, cingido por uma muralha do século XII; e o burgo novo, ou Arrabalde de S. Pedro, protegido por uma muralha construída no reinado de D. Dinis. O Burgo Velho conserva o castelo românico, com a porta que o separava do casario civil, e as ruínas da Torre de Menagem que, nos desenhos de Duarte de Armas, ainda era representada com telhado e merlões e a cisterna. A fundação deste castelo recua aos finais do século XII em momento anterior ao primeiro foral (1229). Aliás, Castro Menendi é a designação que consta no selo que autentica o documento mais antigo (1202) referente a Castelo Mendo, prova do seu muito antigo poder concelhio.

 

Pouco se sabe da vida do desenhador Duarte d’Armas a quem fora encomendado pelo Rei D. Manuel I o levantamento das 51 fortalezas existentes nas extremas entre os reinos de Portugal e da futura Espanha, desde Castro Marim a Caminha. O códice “Livro das Fortalezas” é uma obra ímpar no seu género retratando duas vistas de cada fortaleza, resultando em extensos