Aldeias Históricas de Portugal

47.063 km

Belmonte

4:00

Durchgangsorte:Vale de Prazeres, Quinta do Brejo, Valhelhas, Fernão Joanes, Meios, Trinta, Vale do Mondego, Videmonte, Orados, Prados

Saindo do castelo da Aldeia Histórica de Belmonte já pensamos no Parque Natural da Serra da Estrela, para onde este percurso se estende. Depois de sair em direção a norte, viramos à esquerda à entrada da N18, para seguir um pouco por esta via e a abandonar após cruzarmos o rio Zêzere. As serras começam a afirmar-se no horizonte e o piso é agradável, vamos subindo e passamos ao lado de Vale de Prazeres seguindo pela N232. Com o rio Zêzere sempre em proximidade logo a partir da Quinta do Brejo, vem Valhelhas seguindo-se pela direita antes de entrar na aldeia, pela N18-1. Esta ligação é em subida de declive médio, e leva-nos durante cerca de 8km até aos 900m de altitude, onde abandonamos a N18-1 e viramos à esquerda para Fernão Joanes. Seguindo em subida passamos a aldeia e rumamos a Meios, virando de seguida à esquerda para Trinta. Segue-se a descida ao vale do Mondego e a íngreme subida para Videmonte, durante cerca de 2km, com declives acima de 10%. Depois de Videmonte viramos em direção a Orados, com ligeira descida seguida de nova subida íngreme, com cerca de 1km. No alto apreciamos as vistas e iniciamos a descida rápida para Prados, virando à esquerda em direção a Linhares da Beira, passando em Assanhas. A aldeia histórica marca o horizonte, e após a chegada ao cruzamento viramos à esquerda, em subida até às ruas de pedra da Aldeia Histórica de Linhares, terminando o percurso no largo do castelo.