Aldeias Históricas de Portugal

Trancoso

3:00

Durchgangsorte:Celorico da Beira, Vida-e-Vinhas, Galisteu, Salgueirais,

Saímos da Aldeia Histórica de Trancoso, da Praça Dom Diniz, rumo a sul, virando à esquerda na rotunda à saída da muralha, entrando na N226, onde circularemos durantes alguns quilómetros até apanhar a N102, pouco depois. A N102 levarnos-a até às proximidades de Celorico da Beira, com o seu Castelo Altivo, numa ligação tendencialmante em descida, onde abandonaremos o planalto de Trancoso a mais de 800m de altitude, para chegarmos ao vale do mondego, a cerca de 400m de altitude. Cruzamos Celorico da Beira, vila movimentada, em direção a sul, ao encontro da N17, antiga estrada das beiras, a qual vamos cruzar à saída de Celorico. Pouco depois uma viragem à direita leva-nos por uma estrada secundária na encosta da serra em direção a Vide-e-Vinhas e Galisteu, passando depois Salgueirais com uma ligeira descida para encarar os últimos quilómetros em subida para a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, onde terminaremos o percurso no largo do castelo.