Aldeias Históricas de Portugal

Linhares da Beira

67.014 km

6:00

Durchgangsorte:Prados, Assanhas, Videmonte, Vale do Mondego, Trinta, Corujeira, Vale do Mondego, Lajeosa do Mondego, Pêro Soares, Mizarela, Aldeia Viçosa, Vila Cortês, Soutinho, Aldeia da Serra, Celorico da Beira

Percurso completo pelo parque natural da serra da estrela. Saída de da Aldeia Histórica de Linhares da Beira em direção a Prados, com a subida algo exigente por Assanhas, com empedrado dentro da aldeia. Após passar perto de Prados seguimos à direita para Videmonte, com inclinações de novo acentuadas. No alto a paisagem compensa e após a descida para Videmonte e passagem na aldeia serrana, seguimos para o vale do Mondego a descer, subindo para Trinta e seguindo em frente para Corujeira e para as belas vistas da Barragem do Caldeirão. Após a barragem temos a panorâmica descida para o vale do mondego, cruzando Pêro Soares seguida de uma paragem obrigatória na ponte da Mizarela. Segue-se o vale do Mondego, com algum sobe-e-desce para Mizarela, Aldeia Viçosa e Vila Cortês do Mondego. Viramos à esquerda pela N16 durante alguns quilómetros, até Lajeosa do Mondego, onde seguimos para Vale de Azares, Soutinho e Aldeia da Serra, já com Celorico da Beira e o seu castelo à vista. Antes de Celorico da Beira, uma viragem à esquerda leva-nos pela encosta da serra em direção a Vide-e-Vinhas e Galisteu, passando depois Salgueirais com uma ligeira descida para encarar os últimos quilómetros em subida para a Aldeia Histórica de Linhares da Beira.