Aldeias Históricas de Portugal
Dörfer
Historische Dörfer Portugals
São projetos estruturantes do Programa de Ação da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC), financiados através da dotação específica da PI 8.9, no âmbito do Programa PROVERE. Atendendo a importância dos projetos âncora no Programa de Ação e para o cumprimento de metas e objetivos inerentes à EEC, as iniciativas preconizadas para os 5 projetos âncora tiveram por base os seguintes pressupostos:
Este projeto alicerça a sua dinâmica na comunicação como pilar estruturante para a competitividade territorial, na medida em que potencia oportunidades e atributos para diferentes intervenientes. E porque “quem não é visto não é lembrado”, torna-se indispensável comunicar numa perspetiva 360º e à escala global, no domínio da comunicação interna e externa, através de um conjunto de ações que permitam ampliar a notoriedade da marca AHP. No sentido de garantir uma comunicação forte e coerente, está também contemplada a definição e normalização da identidade AHP para uma correta utilização da marca em diversos produtos, setores e eventos. É igualmente importante a construção e desenvolvimento de ferramentas a partir das tecnologias de informação e comunicação, com destaque para a aposta no marketing digital, disponibilizando conteúdos em diversos idiomas.
Este projeto materializa-se num conjunto de eventos em rede de promoção do território e do recurso endógeno, com o objetivo de gerar um aumento de turistas no território AHP, elevar a sua notoriedade à escala nacional e internacional, potenciar o desenvolvimento de atividade económica associada, quer seja direta e imediata, quer seja indireta e com repercussão alargada no tempo e, garantir o envolvimento proativo dos agentes económicos locais nas ações inseridas no plano de animação. O Projeto de Animação inclui ações direcionadas para o exterior, construídas em conjunto com a comunidade e agentes do território, destacando-se: a) Eventos anuais temáticos e em rede, com enfoque no conceito de exploração e nos exploradores e no encontro entre todos os que apreciam e vivem as descobertas de novos “territórios”; b) Iniciativas de caráter local que visam aumentarem e potenciar o sentimento de pertença da comunidade em relação à Rede Aldeias Histórica de Portugal; c) Ciclos de eventos: conjunto de iniciativas de oferta diversificada e multidisciplinar e cujo propósito assenta no compromisso pelo valor patrimonial do território e na celebração da sua cultura e da sua história projetado através do desenvolvimento de Ciclo de Eventos Histórico/Culturais e de Eventos Gastronómicos, em articulação com os parceiros públicos e privados.
O Projeto de Inovação apresenta ações que preveem dinâmicas incidentes no estímulo ao empreendedorismo, alinhando as capacidades da I&D com as necessidades empresarias. A EEC – AHP 2020 tem uma forte conexão com a estratégia de especialização inteligente, cabendo ao Projeto de Inovação explorar diferentes âmbitos dentro das fileiras do turismo, agro-alimentar e das indústrias culturais e criativas, visando potenciar os recursos endógenos, através de uma matriz de trabalho que tem como objetivo a Criação de Valor.
Este projeto prevê o investimento em estruturas que permitam dotar o território de condições favoráveis à visitação e à qualidade de vida da população. As intervenções a executar prendem-se com a necessidade de qualificar a oferta e melhorar a experiência do visitante, disponibilizando estruturas e serviços adequados às suas necessidades, cuja base operacional tem a lógica de rede e de comunicação da marca Aldeias Históricas de Portugal e o seu capital distintivo.
Ficha de Projeto de Criação de Estruturas de Animação Permanente
Pretende criar dinâmicas que contribuam para a concretização da carteira de projetos do Programa de Ação, gerar efeito multiplicador no território resultante da respetiva intervenção, acautelar o bom funcionamento do modelo de governação, com o fim de se consolidar e capitalizar a EEC que assenta no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, visando a coesão e competitividade do território das AHP. No âmbito da avaliação serão aferidos os resultados e impacto do Programa de Ação, de acordo com os indicadores previstos em sede de candidatura. Assim, a EEC AHP 2020 preconiza o seguinte contributo:
Ficha de Projeto de Dinamização, Coordenação e Acompanhamento