Em plena serra da Gardunha, numa paisagem em anfiteatro natural, em tons de verde e cinza do granito, descobrimos a Aldeia Histórica de Castelo Novo. Pitoresca e inspiradora, foi reconhecida como uma das “Melhores Aldeias Turísticas”, entre 130 candidatas de 57 países, na segunda edição da “Best Tourism Villages by UNWTO”, uma iniciativa promovida pela Organização Mundial de Turismo, que procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades.

A Aldeia Histórica de Castelo Novo junta-se, assim, à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que, no ano passado, recebeu esta distinção. São já duas Aldeias Históricas de Portugal a figurar entre as “Melhores Aldeias Turísticas” de todo o mundo.

A segunda edição da iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” distinguiu aldeias, por todo o mundo, genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável. No caso concreto da Aldeia Histórica de Castelo Novo, recentes projetos como “Mobilidade Urbana Sustentável” desenvolvido em parceria com a Renault Portugal, a implementação da rede de fibra ótica com a Altice e uma série de medidas no campo da acessibilidade, foram decisivos para a atribuição da distinção “Melhores Aldeias Turísticas”.

O anúncio oficial das “Melhores Aldeias Turísticas 2022” aconteceu esta terça-feira (dia 20 de dezembro), enquanto a cerimónia oficial da entrega da distinção acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023 na Arábia Saudita.

Localizada no coração da serra da Gardunha, Castelo Novo é uma Aldeia Histórica ímpar e sem igual no mundo. Envolta numa aura de misticismo, neste lugar tudo cativa, desde o som da água que brota das fontes, ao granito perpetuado que ergue a Aldeia Histórica e talha o casario, as calçadas, as praças. Todo um património arquitetónico único.

Este é mais um reconhecimento para as Aldeias Históricas de Portugal: recorde-se que as Aldeias Históricas de Portugal foram o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

O presidente das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, afirma: “É com enorme regozijo que recebemos este reconhecimento, por parte do organismo máximo do setor do turismo (UNTWO), com classificação de uma nova Aldeia Histórica de Portugal, Castelo Novo, enquanto «Melhor Aldeia Turística». Mais uma distinção que confirma o mérito do trabalho desenvolvido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e pelos diversos agentes no território. Apesar das inúmeras candidaturas a nível mundial, a Organização Mundial de Turismo reconhece as boas práticas de sustentabilidade que têm sido implementadas na Aldeia Histórica de Castelo Novo e em toda a rede. No fundo, é a afirmação da estratégia da nossa associação, em tornar este território genuinamente sustentável e inovador, assente no conceito de crescimento verde, inclusivo e inteligente, com capacidade para potenciar o desenvolvimento local integrado, e diferenciando-se como innovation leader no âmbito dos territórios de baixa densidade. Aproveito para deixar o nosso bem-haja e partilhar este prémio com todos os agentes e, principalmente, com as gentes da Aldeia Histórica de Castelo Novo.”

Já Paulo Fernandes, presidente do Município do Fundão, sublinha: “Esta é uma excelente notícia para as Aldeias Históricas de Portugal, para Castelo Novo e para o concelho do Fundão. Representa um reconhecimento de muitos anos de valorização dos recursos fundadores da Rede Aldeias Históricas de Portugal, uma das mais relevantes da nossa região e do país. Acreditamos que a valorização de Castelo Novo, nomeadamente do seu património arquitetónico e natural da Serra da Gardunha, a par do seu património cultural ligado à agricultura, cruzado com o turismo de experiências, a mobilidade e a acessibilidade foram temas valorizados pelo júri da Organização Mundial do Turismo. Este reconhecimento funcionará como um novo impulso na atração turística para Castelo Novo, para a rede AHP e para a região, assim como um atrator de uma nova geração de investimento privado que se está a localizar na Aldeia Histórica de Castelo Novo.