Aldeias Históricas de Portugal

Dörfer

Sortelha

Start: 03/07/2021

Fertig: 03/07/2021

Leider ist der Eintrag nur auf Europäisches Portugiesisch verfügbar. Der Inhalt wird unten in einer verfügbaren Sprache angezeigt. Klicken Sie auf den Link, um die aktuelle Sprache zu ändern.

Sinopse

No âmbito do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’, Sortelha – a mais romântica das Aldeias Históricas – vai ser palco do evento ‘Beijo sem Fim’, 03 de julho.

Dando continuidade à estratégia das Aldeias Históricas de Portugal, no próximo dia 03 de julho, sábado, é a vez da Aldeia Histórica de Sortelha receber o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020. Um dia recheado de atividades e surpresas para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica, com a mítica lenda do Beijo sem Fim a servir de mote. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha.

Inspirados pela Lenda do Beijo Eterno, apresentamos um programa que integra música, gastronomia, experiências orientadas, visitas guiadas encenadas, entre outras atividades. Com entrada gratuita, a festa ‘Beijo sem Fim’ é uma oportunidade única para descobrir esta Aldeia Histórica. Várias atividades, ao longo do dia, evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e histórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha.

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes até que, um dia, combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira, desde a primeira edição, o evento do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’, que regressa no início do mês de julho à Aldeia Histórica de Sortelha.

 

PROGRAMA

9h00 -11h00 | Caminhada ‘Conhecer Sortelha a partir do Arrabalde...’

Local: Passeio pelo Arrabalde

Máximo: 20 pessoas

Sinopse: Vamos percorrer calçadas medievais, caminhos e canadas ancestrais, sentir a frescura da ribeira... o Carriço leva a merenda.

 

11h00 -12h30 | ‘A Natureza à Mesa’

Criação: Chef Rui Cerveira - Casa da Esquila (Casteleiro-Sabugal)

Local: Ruínas da Igreja de Santa Rita

Máximo: 15 pessoas

Sinopse: Passeio pelos arredores da Aldeia com recoleção de plantas e bagas, seguido de uma oficina gastronómica com produção de uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, além de dicas sobre recoleção.

 

14h00- 15h00 | Oficina de bracejo - ‘Conversas entrelaçadas’

Local: Zona da Porta Nova (largo junto ao chafariz)

Máximo: 10 pessoas (inscrições completas)

Sinopse: Conversa com artesãs com ensino e prática da técnica do bracejo.

O Bracejo é uma planta filiforme que se apresenta em touceiras, em zonas de média altitude e em terrenos secos sendo utilizado desde tempos remotos para tecer, de forma entrelaçada, vários objetos de uso doméstico e decorativo, nomeadamente, esteiras, cestaria, bases várias e aquilo que a imaginação pudesse criar. No passado, a planta era mais utilizada em objetos com funções práticas, como as vassouras para varrer a casa. Era também apanhado para alimentar as vacas e os burros (o que não comiam, ia para o estrume).

Este tipo de artesanato fazia parte do património cultural de algumas regiões, como era o concelho do Sabugal e, atualmente, é característico da Aldeia Histórica de Sortelha

 

15h00 -16h00 | Atelier ‘Histórias Criativas – Vamos fazer o Zé do Feijão’

Criação: Atelier Histórias Criativas

Dinamização: Rita Gomes, Aldeia Histórica de Castelo Novo

Local: Rua Dá Mesquita (na sombra da figueira)

Máximo: 10 crianças (3 a 12 anos)

Sinopse: “O vento que Soa" - Nome: Zé do feijão. Diz o pai ao Zé do feijão: “Se tiveres um segredo, que não queiras ver espalhado pelo vento que soa, não o contes a ninguém. Guarda-o, porque um verdadeiro segredo guarda-se no coração…”

No cenário encantado do Castelo de Sortelha, vamos ouvir a história do Zé do Feijão e com muita imaginação e tecidos de mil cores faremos o seu boneco.

 

16h00 – 17h30 | Piquenique nas ‘sortes’ *

Local: Recantos da Aldeia

Máximo: 10 kits de piquenique (4 pessoas por Kit)

Sinopse: Serão criados e identificados vários recantos de piquenique, promovendo momentos de partilha em redor de uma toalha xadrez estendida no chão.

 

18h00 – 19h00 | ‘Murmúrios de Paixão’ - percurso encenado

Criação: Coruja do Mato, Cooperativa artística; João Reis (ator e encenador natural de Quarta-Feira, Sortelha) e participação da comunidade

Local: Pelas Aldeia

Máximo: 20 pessoas

Sinopse: Percurso encenado e musicado de revisitação à Lenda do Beijo Eterno, promovendo a interseção da Lenda com o Poema “Pastor Amoroso’ de Alberto Caeiro.

 

19h30 – 21h00| Concerto com Luísa Sobral | Livestreaming

Local: Largo do Pelourinho

Máximo: 60 pessoas (40 visitantes/20 residentes)

Duração: 80 minutos

Sinopse: Luísa Sobral é uma das mais importantes compositoras e cantoras da nova geração de músicos portugueses. A beleza das suas composições é realçada pelo despojamento dos arranjos musicais, canções onde as palavras e a melodia são o mais importante.

* A origem do nome Sortelha poderá estar relacionada com o facto de, na aldeia, apenas existirem pequenas ‘sortes’ (microscópicos quintais)

 ____________

Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número: 271 750 080 ou do e-mail: eventos.sabugal@cm-sabugal.pt.

Ou em alternativa: 275 913 395 e o email: inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

____________

 

 

In der Nähe...