Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Castelo Rodrigo

Start: 06/09/2020

Finish: 06/09/2020

Leider ist der Eintrag nur auf Europäisches Portugiesisch verfügbar. Der Inhalt wird unten in einer verfügbaren Sprache angezeigt. Klicken Sie auf den Link, um die aktuelle Sprache zu ändern.

“Exodus” pode significar a saída de um povo ou de multidão de um país ou de uma região (ex.: êxodo rural), um tema tão familiar no território em que nos encontramos, mas Êxodo é também o livro sagrado que conta a saída dos judeus para fora da sua Israel Natal. Castelo Rodrigo tem o seu espaço (fisco e lendário) marcado pela presença de judeus que chegaram e outros que partiram. Exemplos são Zacuto e sua filha Ofa cuja sua vinda para terras de Castelo Rodrigo e a sua presença dão origem à Lenda da Marofa. Mas no sentido contrario, a história diz-nos que Ephraim Bueno, de nome cristão Martim Alvares, que por ser judeu teve de sair da sua terra natal para estudar e se instalar primeiro em Bordéus (onde se tornou reputado médico) e depois na Flandres, onde foi médico da Corte e grande mecenas de Rembrandt (único português retratado pelo grande pintor).

Partindo destas idas e vindas de povos (em especial dos judeus), da herança patrimonial e cultural de quem chega e quem parte, das influências, dos mitos, lendas e factos históricos, pretende-se construir um programa artístico-cultural agora adaptado ao contexto digital preconizado.

Programa: 

10:30h - Visita Guiada #1 - Zacuto e Ofa

13h - AÇÃO GASTRONÓMICA #1 – Chef Álvaro Costa

15:30h - Visita Guiada #2 - Ephraim Bueno vs Martim Álvares 

17:00h - EXODUS – Novas sonoridades - Al'Fado (live streaming) 

18:45h - Saberes e sabores  - O vinho  - Apresentação do vinho kosher

19:45 - Por do sol no castelo - Música e poesia ao por do sol 

Venha viver o "Exodus" em pessoa. Garanta já o seu lugar, inscreva-se através do Posto de Turismo de Castelo Rodrigo, através do contacto 271311277 ou turismocr@cm-fcr.pt

 

 

 

Nearby...