Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Sortelha

Start: 17/10/2020

Finish: 17/10/2020

Leider ist der Eintrag nur auf Europäisches Portugiesisch verfügbar. Der Inhalt wird unten in einer verfügbaren Sprache angezeigt. Klicken Sie auf den Link, um die aktuelle Sprache zu ändern.

Lenda do Beijo Eterno

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

Partindo da temática do romantismo associada a estes elementos pétreos que marcam a paisagem da encosta do Castelo de Sortelha, serão exploradas e partilhadas diversas abordagens artísticas à Lenda do Beijo Eterno.

Programa:

SÁBADO (09H00-18H30)

10h00 - As pedras do caminho… | Visita guiada ao Património geológico e geomorfológico da aldeia |

Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural

Guia – Victor Clamote (geógrafo, residente no concelho do Sabugal)

14h30 – Passeio/ workshop fotográfico

Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural

Fotógrafo- Rui Gaiola

16h00 – Piquenique | Estendidos nos barrocos como lagartixos ao sol**

17h30 - Concerto | Segue-me à capela e coro formado por elementos da comunidade (nomes dos elementos a indicar posteriormente)

19h30 – “Estas pedras que eu sei de cor”

Roda de Histórias com elemento da comunidade (nomes dos elementos a indicar posteriormente), mediador João Reis (natural e residente na aldeia de Quarta-Feira, anexa de Sortelha)

_________

Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número: 271 750 080 ou do e-mail: eventos.sabugal@cm-sabugal.pt .

Nearby...