Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Castelo Mendo

Start: 26/06/2021

Finish: 26/06/2021

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Partindo do poema “Donzela Que Vai À Guerra” e do rimance que lhe dá origem, inspiramos um evento festivo que celebra o Feminino, o poder da Mulher e a sua Liberdade.

Tendo ainda por base o património material e imaterial, e com a total colaboração dos naturais e residentes da Aldeia, cria-se aqui um programa diversificado e abrangente que inclui gastronomia, música, performance, podcast, visitas guiadas e muito vídeo. Tudo com a força, espírito alegre e festivo que caracteriza as gentes raianas.

Não conhece o Rimance? Este é um bom momento.

 

26 Junho

10:30 - Programação Famílias, incluindo Caça ao Tesouro (todo o dia)

Tendo em vista as famílias que participam nos eventos “12 em Rede - Aldeias em Festa”, propomos um programa prazenteiro que inclui jogos, animações e passatempos para todas as idades para participar em grupo e em família. Cumprindo os objetivos propostos em cada jogo, serão muitas as surpresas que encontrará. Venha fazer a festa!

Local: Ruas e Praças da Aldeia

 

13:00 - Pic-nic nas imediações da Aldeia

O bem receber raiano e os seus petiscos são amplamente reconhecidos.

A CARB, em parceria com os agentes económicos da região e a população da Aldeia Histórica de Castelo Mendo, preparam-lhe um Pic-nic para que disfrute e se torne parte desta nossa Comunidade.

Destinado a todos os residentes e visitantes inscritos, o pic-nic será uma oportunidade para conhecer os produtos da região e promover os produtores associados. Delicie-se e saiba onde poderá encontrar os produtos que sempre desejou.

(60 pax máx)

 

16:00- Visita Guiada/Percurso Performativo

“DOM MENDO - Donzela Que Se Fez Varão” 

CARB e elementos da Comunidade.

Início na Porta da Vila/ Berrões

Partindo do Rimance que dá nome ao evento, mas também do Património material e imaterial desta imperdível Aldeia Histórica, a CARB, com a colaboração de naturais e residentes de Castelo Mendo, construirá um percurso/visita guiada pela Aldeia criando e recontando a história, olhando-a por múltiplos pontos de vista.

Se não conhece o Rimance, esta é a oportunidade perfeita!

Inclui captação de imagens para documentário.

(30 pax máx)

 

19:30h - Showcooking com Chef Álvaro Costa e convidado

Local: Igreja de São Vicente

O Chef Álvaro Costa desafia um seu convidado a desenvolver um Menu de Degustação a partir de produtos endógenos do território, procurando recriar e valorizar a gastronomia local e os produtos da região.

O número de comensais será reduzido, e nunca superior a 50 pessoas, pelo que se torna imperioso reservar o seu lugar.

(60 pax máx)

 

21:30 – Concerto

"Tempo Não Parou", com Maria João.

Local: Largo do Pelourinho

“O Tempo Não Parou” é um projeto colaborativo, com direção artística de Hélder Costa, que pretende privilegiar a fusão entre vários estilos musicais. É uma homenagem à Arte e a todos os Artistas.

Para esta criação original, criada em residência artística no território de Castelo Mendo, foi convidada Maria João. E, partindo da temática do evento, construiu-se um alinhamento singular.

Em palco estão Paulo Barros, Carl Minnemann, Ricardo Coelho e Maria João. A iluminação está a cargo de Fred Rompante.

Ao vivo e Streaming

(100 pax máx)

 

23:00 – Performance e gravação de podcast “Entre Braga e Nova Iorque”

"Donzela Que Se Fez Varão" - O Poder e a Liberdade da Mulher”

Local: Interior da Igreja de Santa Maria

Gravação do podcast “Entre Braga e Nova Iorque” - https://open.spotify.com/show/4zMFXlcSxOs1BFHXbnOvxw

"Entre Braga e Nova Iorque" foi uma expressão celebrizada por António Variações para classificar a sua música e este segredo da autenticidade que está em ter raízes mas desejar o céu! Partimos daqui e, atentas a tudo o que nos rodeia e, sobretudo, às inquietações que palpitam dentro de nós, propomo-nos usar a voz que temos. Com Liberdade e ousadia, parvoíce q.b., este é o PODCAST que faltava: quatro mulheres e um estagiário na curva da História e das suas estórias, com uma vontade imensa de mudar o mundo.

(15 pax máx)

 

Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Castelo Mendo é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número 271 149 451 ou do email turismo.almeida@cm-almeida.pt, bem como o Café Venceslau (Castelo Mendo), ou a União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela através do contacto 912 149 316 ou do email: uf.cmamm@gmail.com .

 

 

 

Nearby...