Projeto Históricas Criativas
Pueblos Históricos de Portugal
“Histórias Criativas” é um projeto de cariz social, cultural e educativo desenvolvido pelas Aldeias Históricas de Portugal em parceria com os municípios da rede e que contou com a cooperação dos respetivos agrupamentos escolares.
- Desafio:
Reinventarem as lendas/histórias das Aldeias Históricas de Portugal
- Objetivo:
Criar, a partir do património cultural material (património arquitetónico existente nas AHP) e imaterial (episódios históricos marcantes da História das AHP, sendo elas de cariz bélico, românticos, drama, etc.), uma linha de produtos vertente educacional, lúdica e alimentar destinados ao segmento infantil onde as crianças são os próprios “fazedores” de mais um episódio marcante da vida das Aldeias Históricas de Portugal, ao reiventarem as histórias das Aldeias.
- Necessidade:
- Fortalecer o sentimento de pertença por via das crianças;
- estimular o empreendedorismo infantil;
- Valorizar os de recursos materiais e imateriais das AHP a partir do imaginário das crianças;
- Criar uma gama de produtos dirigida ao segmento infantil com ligação à marca territorial Aldeias Históricas de Portugal, abrindo a possibilidade para a criação de novos negócios ancorados na marca e estimular o ambiente empreendedor no território.
- Resultado:
Foi criado o Atelier Histórias Criativas, radicado na Aldeia Histórica de Castelo Novo, cujo espaço assume-se como um laboratório de experiências para o segmento infantil, com destaque para os visitantes, segmento famílias, mas também para a comunidade escolar do município do Fundão e de outras Aldeias Históricas. Esta dinâmica proporcionou a empregabilidade de 5 pessoas, do sexo feminino, sendo que 2 laboram e dedicam uma parte do seu tempo à produção da linha dos produtos Histórias Criativas e, 2, dedicada aos acabamentos e ao desenvolvimento de iniciativas de âmbito imaterial, como sendo workshops, hora do conto, visitas, etc. no Atelier Histórias Criativas. Enfatiza-se ainda o facto da produção alicerçar-se no conceito da economia circular uma vez que utiliza produtos em fim de linha ou desperdícios, contribuindo, deste modo, para a consolidação da pegada ecológica.
A filiera do turismo sai também beneficiada com esta dinâmica, pois constitui-se como um atractivo diferenciador que proporciona experiências inesquecíveis para toda a família.