10 de Novembro de 2016 Bienal AR&PA 2016
Belmonte
Início: 10/11/2016 às 11:00
Fim: 13/11/2016 às 20:00
Website: http://www.jcyl.es/web/jcyl/ARPA/es/Plantilla66y33/1267295103271/_/_/_
Aldeias Históricas de Portugal na X Bienal AR&PA 2016
Portugal é o país convidado da próxima feira de património AR&PA, em Valladolid, entre 10 e 13 de novembro.
À 10.º edição e agora na qualidade de parceiro, Portugal será o país convidado da Bienal AR&PA, arquitetura e património, que acontece em Valladolid, na província de Castela e Leão, de 10 a 13 do próximo mês. Património Inteligente, Território Inteligente é o tema deste ano, com Portugal como país convidado.
O convite a Portugal coincide com a celebração de um acordo para a realização de uma Bienal Ibérica do Património Cultural, para a realização de feiras dedicadas ao património dos dois lados da fronteira.
Na AR&PA, este ano, estará representada a Direção Geral do Património Cultural e outras 19 entidades. Entre elas, o Turismo de Portugal, o AICEP, a Fundação Ricardo Espírito Santo e as Aldeias Históricas de Portugal.
Este ano, a AR&PA terá 247 entidades representadas, de vários países. Além dos anfitriões e de Portugal, Saiz elenca os EUA, Índia, Itália e França. O programa inclui conferências, workshops e um congresso internacional.
De Portugal foram convidados, o arquiteto Alexandre Alves Costa, autor do projeto de requalificação do mosteiro de Santa Clara, convidado para o painel "Quando a luz se encontra com o silêncio", e o geógrafo Álvaro Domingues (Património inteligente, Território Inteligente?). A diretora geral do Património Cultural dará um visão integrada do património cultural de Portugal. Esta sessão está marcada para sábado, dia 12.
Enquanto decorre a AR&PA, 23 museus e salas de espetáculos em Valladolid estão abertas ao público gratuitamente. Por lá passam também as manifestações musicais portuguesas que são património imaterial da Humanidade: fado e cante alentejano.
In Diário de Notícias http://www.dn.pt/artes/interior/portugal-convidado-por-espanha-para-falar-de-restauro-e-patrimonio-5436358.html