Aldeias Históricas de Portugal

Aldeias

Monsanto

Início: 07/11/2020

Fim: 07/11/2020

Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada.

A Aldeia Histórica de Monsanto detém um encanto singular, que muito deve à extraordinária riqueza do seu património material e imaterial.

Terra feita de histórias, onde factos e fantasia se cruzam, o maravilhoso das lendas, os mitos da invencibilidade e o riquíssimo cancioneiro foram decisivos na sua escolha, em 1938, como a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal.

Herdeira de uma longa história, Monsanto é uma experiência inesquecível para os visitantes, sobretudo para aqueles que atrevem a subir ao castelo, o ponto mais alto, que guarda os vestígios da ocupação mais remota do lugar, da memória dos primeiros reis de Portugal e da presença incontornável dos Templários. Assim como incontornável é, também, Fernando Namora e a sua obra literária. A sua estadia profissional provocou uma experiência com forte impacto na sua vida e na sua obra literária, onde a geografia local e, principalmente, as suas gentes, foram temas importantes, nomeadamente no genial romance neorrealista “A Noite e a Madrugada” (1950).

Durante três dias, Monsanto explora os ritmos da sua música, ao som do adufe e da voz das adufeiras, num diálogo contemporâneo e enriquecedor, entre tradições deste e doutros lugares.

É à volta da sua história a das histórias que a terra tem para nos contar que juntamos a animação, a música, a luz, as visitas temáticas e as experiencias gastronómicas inovadoras, na cenografia impar da Aldeia Histórica de Monsanto.