Aldeias Históricas de Portugal

Villages

Almeida

Start: 26/05/2017 at 20:00

Finish: 27/05/2017 at 23:55

Website: http://www.cm-almeida.pt/

Leider ist der Eintrag nur auf Europäisches Portugiesisch verfügbar. Der Inhalt wird unten in einer verfügbaren Sprache angezeigt. Klicken Sie auf den Link, um die aktuelle Sprache zu ändern.

12 em Rede — Aldeias em Festa
DESCOBRIR FREI BERNARDO
26 e 27 de Maio | Almeida

Nos dias 26 e 27 de Maio, acontece o terceiro momento do ciclo de eventos oficiais das Aldeias Históricas de Portugal em Almeida, sobre a temática da personagem histórica "Frei Bernardo de Brito".

Consulte o programa disponível na Galeria (em baixo).

Contamos consigo!

Sabia que...
A vida deste ilustre almeidense cedo o levou para outras paragens. O pai enviou-o para Roma onde se tornou fluente no italiano e no francês assim como nas línguas antigas como o latim, o grego e o hebraico.
Regressado a Portugal, sentiu o apelo da vocação religiosa e ingressou na Ordem de Cister. Professou em Alcobaça no ano de 1585 adotando o nome religioso por que se tornou conhecido: Frei Bernardo de Brito.
O percurso académico foi impulsionado pela Ordem de Cister ao possibilitar-lhe a continuação dos seus estudos em Coimbra. Foi aí que obteve o grau de doutor em Teologia.

Nota Bibliográfica:
1597 – Foi o ano que marcou o início das edições de Frei Bernardo de Brito. Com apenas 28 anos publicou o livro de poesia «Sylvia de Lisardo», «Geographia da Antiga Lvsitania» e a primeira parte da «Monarchia Lvsitana» que dedicou ao rei D. Filipe I de Portugal. No mesmo ano, e deveras agradado pelos louvores de frei Bernardo, o monarca incitou-o a continuar a obra por Carta Régia de 3 de Abril.
1606 – Foi nomeado Cronista da Ordem de Cister.
1611 – Recebeu do rei D. Filipe II de Portugal uma mercê no valor de mil cruzados, no sentido de o compensar «ao trabalho e despesa que teve em compor e imprimir as duas primeiras partes da Monarchia Lvsitana».
1614 – Foi nomeado cronista-mor do Reino por alvará régio de D. Filipe II.

Nearby...